segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Evacuação "Cheminés Poujoulat"07NOV2011




   A Força Aérea resgatou um velejador francês e outro suíço, que se encontravam a 240 quilómetros a noroeste da ilha Terceira, nos Açores. Fonte militar disse à Lusa que «estão bem de saúde».

«Os dois velejadores foram resgatados de uma balsa salva vidas por um helicóptero EH101 e transportados para a Base das Lajes, onde foram observados no centro de saúde militar, que não detectou qualquer problema de saúde», adiantou à Lusa a mesma fonte.

O veleiro «Cheminees Poujoulat», de 18 metros, participava na regata «Transate Jacques Vabre» e o pedido de socorro foi efectuado hoje de manhã quando estava a ser fustigado com ondas de cinco a seis metros e a sofrer «uma infiltração considerável de água», refere um comunicado da Zona Aérea dos Açores.

Perante a possibilidade do afundamento da embarcação, os velejadores «transferiram-se para uma balsa apropriada para situações de emergência», de onde foram recolhidos pela Força Aérea dos Açores.

A Força Aérea prestou em terra toda a assistência necessária aos dois velejadores, que, pelos seus meios, vão para a cidade da Horta (ilha do Faial) para contactar com a organização da regata.

O veleiro acidentado, que se tem conseguido manter à tona da água, deverá, segundo informações recolhidas pela Lusa, ser rebocado por outra embarcação.


Sem comentários: