domingo, 27 de novembro de 2011
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Evacuação"CAPE BASTIA"22NOV2011
Mais uma evacuação de 2 poli traumatizados de um navio tanker de nome "Cape Bastia " , ao largo de Leixões.
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Evacuação "Siempre Juan Luis Aguarda" 16NOV2011
A Força Aérea efectuou novamente esta semana mais uma evacuação médica de longa distância nos Açores, a cerca de 575 Km a Sudoeste da ilha das Flores, onde resgatou um tripulante, pertencente ao navio pesqueiro SIEMPRE JUAN LUIS, que apresentava sintomas de peritonite (infecção intra-abdominal).
O pedido de evacuação do tripulante, com 53 anos de idade e de nacionalidade espanhola, foi feito ao Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada que, pelo facto do navio pesqueiro se encontrar a 1235 Km a Sudoeste da Ilha das Flores e navegar a uma velocidade média de 8 nós, empenhou de imediato a Corveta ANTÓNIO ENES e o helicóptero EH-101 MERLIN para acelerar o processo de resgate.
Na madrugada do dia 17 de Novembro a Corveta ANTÓNIO ENES interceptou a embarcação a 787 Km a Sudoeste das Flores e efectuou o transbordo do doente com sucesso. Após esta acção, a Corveta rumou em direcção à posição do EH-101 MERLIN que foi encaminhado até à zona de operações por uma aeronave C-295.
Pelas 07H30 e a cerca de 575 Km a Sudoeste das Flores o tripulante foi recolhido pela tripulação do EH-101, assistido pela equipa médica a bordo do helicóptero e transportado para a Horta, onde chegou às 10H30. À sua chegada já se encontrava uma ambulância para encaminhar o doente até ao Hospital.
Mais uma missão em alto mar cumprida com sucesso sendo importante realçar, durante toda a operação, a cooperação constante entre a Marinha e a Força Aérea, de modo a permitir que o tripulante do navio aguardasse o menor tempo possível até receber tratamento hospitalar.
Noticia
"Para que outros vivam".
domingo, 13 de novembro de 2011
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Evacuação "Cheminés Poujoulat"07NOV2011
A Força Aérea resgatou um velejador francês e outro suíço, que se encontravam a 240 quilómetros a noroeste da ilha Terceira, nos Açores. Fonte militar disse à Lusa que «estão bem de saúde».
«Os dois velejadores foram resgatados de uma balsa salva vidas por um helicóptero EH101 e transportados para a Base das Lajes, onde foram observados no centro de saúde militar, que não detectou qualquer problema de saúde», adiantou à Lusa a mesma fonte.
O veleiro «Cheminees Poujoulat», de 18 metros, participava na regata «Transate Jacques Vabre» e o pedido de socorro foi efectuado hoje de manhã quando estava a ser fustigado com ondas de cinco a seis metros e a sofrer «uma infiltração considerável de água», refere um comunicado da Zona Aérea dos Açores.
Perante a possibilidade do afundamento da embarcação, os velejadores «transferiram-se para uma balsa apropriada para situações de emergência», de onde foram recolhidos pela Força Aérea dos Açores.
A Força Aérea prestou em terra toda a assistência necessária aos dois velejadores, que, pelos seus meios, vão para a cidade da Horta (ilha do Faial) para contactar com a organização da regata.
O veleiro acidentado, que se tem conseguido manter à tona da água, deverá, segundo informações recolhidas pela Lusa, ser rebocado por outra embarcação.
Subscrever:
Mensagens (Atom)