sexta-feira, 15 de abril de 2011

Santa Maria despede-se do Puma da Força Aérea Portuguesa

Depois de quase quatro décadas a voar pelos céus dos Açores, sob o lema "Para que os outros vivam" os helicópteros Puma despediram-se definitivamente do arquipélago. Com destino à Base Aérea de Beja, as aeronaves realizaram uma escala técnica no Aeroporto de Santa Maria. Na ocasião,Carlos Rodrigues, autarca mariense, prestou uma simbólica homenagem à tripulação, agradecendo o empenho e dedicação demontradas, ao longo dos anos, nas inúmeras missões não só em Santa Maria mas no arquipélago em geral.

Esta cerimónia contou também com a presença de Ana Sofia Moura, a única criança mariense que nasceu a bordo de um PUMA, há 11 anos. Refira-se que desde 1994, data em que começaram a ser efectuadas evacuações de mulheres grávidas das ilhas mais pequenas para as ilhas com uma unidade hospitalar [Sao Miguel, Terceira e Faial], nasceram a bordo dos Puma, cerca de duas dezenas de crianças.

A desativação da frota prevista, inicialmente, em Novembro 2006 foi reativada dois anos mais tarde devido a problemas relacionados com a assistência técnica aos novos aparelhos H101-Merlin, ao serviço da FAP (Força Aérea Portuguesa) desde Fevereiro de 2005.


Santa Maria despede-se do Puma da Força Aérea Portuguesa

Sem comentários: