domingo, 13 de fevereiro de 2011

Evacuação "Miramar" 13FEV2011

A Força Aérea resgatou sábado à noite dois tripulantes espanhóis de uma embarcação que se estava a afundar a 20 milhas a sudoeste de Santa Maria, Açores, numa operação dificultada pelas "difíceis condições do mar", anunciou a Marinha.

Segundo a Marinha, pelas 21:20 (22:20 de Lisboa), o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC) recebeu via "S.Miguel Rádio" a informação de que o S/V Miramar, de bandeira espanhola, se estava "a afundar e os dois tripulantes tencionavam abandonar a embarcação, refugiando-se na balsa salva-vidas".

A operação de resgate dos dois náufragos "foi desencadeada de imediato", segundo um comunicado da Marinha, tendo sido empenhadas também embarcações da Capitania de Vila do Porto ( ilha de S.Maria), da Policia Marítima e meios locais.

Também o navio M/V “Cymbeline”, de bandeira da Ilha de Man, que navegava na altura a Sul de Santa Maria, divergiu para a posição do sinistro para prestar socorro aos dois tripulantes, refere ainda a Marinha.

A operação de resgate dos dois náufragos, que "estavam um pouco desidratados e assustados", ocorreu às 23:32 locais, quando o helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea avistou a balsa salva-vidas.

Os dois tripulantes foram posteriormente transportados para o Hospital de Santo Espírito, na ilha Terceira, de acordo com a marinha, que sublinha "as difíceis condições de mar em que se efetuou o salvamento, com ondas de cinco metros no local, o que dificultou a ação de recuperação da Força Aérea".

@Lusa

Noticia original

Sem comentários: