
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Evacuação de 5 tripulantes "Maria Inês"

Efectuado o salvamento, seguiu para o Montijo onde uma ambulância do centro de saúde se encontrava à espera dos náufragos.
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Evacuação "PUFFIN" 19FEV2011

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Evacuação "ACERGY DISCOVERY" 16FEV2011
domingo, 13 de fevereiro de 2011
Evacuação "Miramar" 13FEV2011
Segundo a Marinha, pelas 21:20 (22:20 de Lisboa), o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC) recebeu via "S.Miguel Rádio" a informação de que o S/V Miramar, de bandeira espanhola, se estava "a afundar e os dois tripulantes tencionavam abandonar a embarcação, refugiando-se na balsa salva-vidas".
A operação de resgate dos dois náufragos "foi desencadeada de imediato", segundo um comunicado da Marinha, tendo sido empenhadas também embarcações da Capitania de Vila do Porto ( ilha de S.Maria), da Policia Marítima e meios locais.
Também o navio M/V “Cymbeline”, de bandeira da Ilha de Man, que navegava na altura a Sul de Santa Maria, divergiu para a posição do sinistro para prestar socorro aos dois tripulantes, refere ainda a Marinha.
A operação de resgate dos dois náufragos, que "estavam um pouco desidratados e assustados", ocorreu às 23:32 locais, quando o helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea avistou a balsa salva-vidas.
Os dois tripulantes foram posteriormente transportados para o Hospital de Santo Espírito, na ilha Terceira, de acordo com a marinha, que sublinha "as difíceis condições de mar em que se efetuou o salvamento, com ondas de cinco metros no local, o que dificultou a ação de recuperação da Força Aérea".
@Lusa
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Lançamento de 380 quilos de sementes Madeira
sábado, 5 de fevereiro de 2011
Evacuação "Energy Challenger" 05FEV2011

O alerta para a situação foi lançado pelas 19h15 de sexta-feira, e recebido no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada.
Um tripulante russo de 59 anos do cargueiro ‘Energy Challenger’ tinha caído e batido com a cabeça. Além de uma fractura numa perna, a vítima mostrava dificuldades em movimentar as mãos.
Por o navio se encontrar, na altura, a 989 quilómetros a Norte da ilha Terceira, foi pedido à tripulação que o aproximasse mais a terra para permitir a intervenção de um helicóptero Merlin 101.
O mau tempo que se fazia sentir levou a que pelas 06h15 de hoje descolasse da Base Aérea de Beja um avião P-3, com o intuito de encaminhar o Merlin para a zona de salvamento.
O helicóptero tinha na altura duas evacuações médicas para fazer, pelo que só descolou da base das Lajes, na Terceira, pelas 08h55.
A chegada às imediações do cargueiro ocorreu pelas 11h15, no meio de fortes ventos e chuvas, e vagas entre seis e oito metros.
Foi possível, ainda assim, resgatar o ferido, que foi levado para a base das Lajes e, depois, evacuado num helicóptero Puma para o Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, onde deu entrada pelas 15h35.