domingo, 28 de fevereiro de 2010

Helicóptero EH 101 - Merlin da Base Aérea do Montijo
Força Aérea evacua feridos nos arquipélagos dos Açores e Madeira

Força Aérea evacua feridos nos arquipélagos dos Açores e Madeira "

Os primeiros dias do ano de 2010 colocaram à prova a capacidade de resposta da Força Aérea Portuguesa no apoio às populações.

No dia 1 de Janeiro um helicóptero EH 101 - Merlin - da Base Aérea do Montijo resgatou de um navio mercante próximo à costa de Portugal Continental, um tripulante ferido num olho durante a faina (Press Release 01/10).
Já no dia 3 de Janeiro, foi nos arquipélagos dos Açores e da Madeira que os helicópteros da Força Aérea foram chamados para o transporte de feridos.

Na Madeira, a primeira operação ocorreu às 04H30 da madrugada, tendo o helicóptero EH101 destacado na Ilha de Porto Santo, transportado para o Funchal um doente com um AVC.

Oito horas depois, às 12H30 o mesmo helicóptero transportou para o Funchal um doente diabético, que necessitava urgentemente de assistência hospitalar.

Nos Açores, foi necessário activar um helicóptero SA330 - Puma - para recuperar um tripulante de um navio mercante, a fim de o transportar para o Hospital de Angra do Heroísmo. O marinheiro, de nacionalidade polaca, navegava a bordo do navio carregueiro "CAP PRESTON" quando, durante a faina, se feriu num membro superior com deslocação do ombro. O "CAP PRESTON" navegava a cerca de 300 quilómetros a Sul da Ilha Terceira (Base das Lajes), tendo o Puma descolado às 14H30 e aterrado às 17H30 no heliporto do Hospital de Angra do Heroísmo (horas de Lisboa).

Nos acasos acima descritos, para além do transporte aéreo urgente, os feridos foram assistidos a bordo das aeronaves por militares do serviço de saúde da Força Aérea, contribuindo para o lema das esquadras de helicópteros de Busca e Salvamento "Para que outros vivam".

Ver noticia original

Sem comentários: