A Força Aérea recebeu esta tarde, dia 25 de Novembro, um pedido de evacuação médica, para um passageiro da embarcação de pesca Punta Barbela Numero Dos, de Bandeira Espanhola e com 17 metros de comprimentos, que se encontrava a cerca de 225 quilómetros a Sudoeste do Montijo, ao largo do Cabo Espichel.
O homem, de 54 anos de idade, queixava-se de fortes dores toráxicas quando foi accionado o pedido de socorro.
Prontamente foi empenhado um helicóptero EH 101 Merlin, da Esquadra 751, sediada no Montijo, que descolou pelas 13H30, e após ter recolhido uma equipa médica do INEM, no Aeródromo de Trânsito Nº 1 (AT1), em Figo Maduro, efectuou com sucesso a evacuação do pescador.
A ondulação forte com vagas médias/ altas dificultou o resgate, o que obrigou à utilização de uma técnica especial de abordagem, denominada Hi-Line, que consiste na utilização de um cabo guia e que permite uma entrada lateral no navio por parte do recuperador.
Depois de resgatado pelo recuperador-salvador da força aérea, e já no interior do EH 101 Merlin, a equipa médica que seguia a bordo prestou os primeiros cuidados médicos ao pescador, diagnosticando-lhe um enfarte.
A chegada ao AT1 aconteceu pelas 17H30, tendo o sinistrado sido transportado ao Hospital de Santa Maria por uma ambulância que os aguardava.
Sem comentários:
Enviar um comentário