Dois espanhóis e um argentino naufragaram na região de salvamento marítima de Marrocos, mas as autoridades africanas, sem meios, pediram ajuda a Portugal
Três náufragos foram hoje resgatados por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa a 165 milhas (cerca de 300 quilómetros) a sudoeste do Cabo de São Vicente, no Algarve, disse à Lusa fonte oficial.
Dois espanhóis e um argentino, que navegavam no veleiro "El Almogrote", com 10 metros de comprimento e bandeira espanhola, naufragaram na região de salvamento marítima de Marrocos, a 232 milhas náuticas (cerca de 430 quilómetros) a Noroeste de Casablanca.
Como as autoridades marroquinas "não tinham capacidade de salvamento, pediram apoio a Portugal, que enviou para lá um helicóptero Merlin", explicou à Lusa o comandante da Autoridade Marítima do Sul, Marques Ferreira.
Os três náufragos, que vinham do arquipélago das Canárias (Espanha) e tinham por destino um porto não especificado de Portugal ou Espanha, estão no Hospital Central do Algarve a recuperar da hipotermia (baixa da temperatura corporal causada pela permanência prolongada na água), explicou a mesma fonte policial.
Os três náufragos chegaram ao Aeroporto Internacional de Faro cerca das 16:00, donde foram levados para o hospital por uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Fonte da Marinha Portuguesa explicou, em comunicado enviado hoje ao fim da tarde, que recebeu um alerta de socorro do veleiro.
2 comentários:
Parabéns por mais uma missão cumprida!
Bela semana de trabalho de salvamentos, tanto por cá como nos Açores !
Quando ando no mar sei que em caso de problemas graves há sempre um heli que me pode ir tirar de uma situação complicada.
Bem hajam.
João Marques (navegador de recreio oceânico)
Enviar um comentário