terça-feira, 23 de agosto de 2011

Evacuação "CIELO DI GENOVA" 23AGO2011

A Esquadra 751 efectuou esta madrugada a evacuação de um tripulante com problemas médicos do navio "Cielo di Genova" a aproximadamente 230NM do Montijo. A missão que demorou 05h10 decorreu sem problemas tendo o EH-101 Merlin aterrado na Base Aérea nº 6, Montijo, pelas 06:30 da manhã.

sábado, 20 de agosto de 2011

Evacuação "FORT SAINT PIERRE" 19AGO2011


A ESQ751 resgatou com sucesso o tripulante do navio mercante “FORT SAINT PIERRE” com pavilhão francês e 197 metros de comprimento. O paciente, com 21 anos de idade e de nacionalidade francesa, apresentava como diagnóstico um traumatismo ocular. O navio encontrava-se a 777Kms a Noroeste da Ilha Terceira. Foram empenhados neste resgate duas aeronaves: Um C-295 e um EH-101.

domingo, 14 de agosto de 2011

Recuperação da embarcação de pesca "Muflão" de um pescador mordido por moreia 13AGO2011


Um helicóptero da Força Aérea recolheu um pescador ferido que se encontrava a bordo de uma embarcação de pesca "Muflão" a 120 milhas do Cabo de S. Vicente.

De acordo com um comunicado da Marinha, o alerta foi recebido este sábado às 20:15 pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo.

O homem, um português de 50 anos, tinha «a mão direita imobilizada após ter sido mordido por uma moreia no polegar da mão direita».

«A embarcação encontrava-se a navegar a 120 milhas náuticas a Sudoeste do Cabo de São Vicente», salienta a Marinha, indicando que foram activados procedimentos para a evacuação médica.

«Após avaliação clínica de CODU-MAR, foi empenhado um meio aéreo da Força Aérea Portuguesa, um helicóptero EH-101», lê-se na nota.

O ferido foi transportado para Figo Maduro, tendo sido encaminhado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, pelo INEM, «em situação estável».

sábado, 13 de agosto de 2011

Evacuação pesqueiro "NAVEGO" 13AGO2011

A Força Aérea realizou este sábado com sucesso o resgate médico de um tripulante português que se encontrava a bordo de um navio pesqueiro a cerca de 700 quilómetros a sul da Terceira, nos Açores.

O tripulante, de 45 anos, encontrava-se a bordo do navio pesqueiro 'Navego', com pavilhão português.

A operação de resgate, realizada na sequência de um pedido recebido pelo Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, da Marinha Portuguesa, envolveu um helicóptero EH-101 MERLIN e um avião C295, que descolaram cerca das 02h50 (03h50 em Lisboa) da Base Aérea 4, nas Lajes, Terceira.

O EH-101 MERLIN, com uma equipa médica a bordo, resgatou o tripulante do navio e transportou-o para o Hospital de Ponta Delgada, onde aterrou às 05h50 (06h50 em Lisboa).

Noticia original

SAREX SUBARPAO


A Força Aérea e a Marinha, através de um helicóptero EH-101 da Esquadra 751 (Força Aérea), do Submarino Arpão e do NRP Hidra (Marinha), ao largo de Sesimbra, o exercício conjunto SAREX SUBARPAO.

Este exercício consistiu numa missão de Busca e Salvamento ao Submarino Arpão.

A Força Aérea e a Marinha, através de um helicóptero EH-101 da Esquadra 751 (Força Aérea), do Submarino Arpão e do NRP Hidra (Marinha), realizaram na passada terça-feira, dia 9 de Agosto, ao largo de Sesimbra, o exercício conjunto SAREX SUBARPAO.

Este exercício consistiu numa missão de Busca e Salvamento ao Submarino Arpão.

Para a realização do SAREX SUBARPAO foram criados vários eventos e incidentes, ao nível das condições em que estas missões podem decorrer, com o objectivo de treinar e preparar, quer as tripulações do EH-101, quer do submarino, que podem ser chamados a intervir em ocorrências desta natureza.

Além da diversidade de situações, do rigor e do realismo, esta Força treinou os procedimentos de busca e salvamento em submarinos, em ambiente diurno e, pela primeira vez, em ambiente nocturno, tirando partido dos sistemas e equipamentos de que o EH-101 da Força Aérea dispõe para efectuar missões de busca e salvamento a navios, embarcações e submarinos, por vezes sob condições extremas.

A realização deste exercício conjunto permitiu treinar as tripulações dos sistemas de armas envolvidos, bem como avaliar o estado de prontidão e capacidade de resposta dos mesmos, em missões de Busca e Salvamento a um submarino, neste caso, do Submarino Arpão.

Noticia original

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Recuperação tripulante do veleiro"MISTRESS" 11AGO2011


http://www.jn.pt/multimedia/video.aspx?content_id=1951418
Um cidadão de nacionalidade francesa foi resgatado nesta sexta-feira, 45 Nm ao largo de Viana do Castelo, porque o veleiro que tripulava meteu água. Três embarcações foram para o local, mas o salvamento só foi possível de helicóptero, devido à forte ondulação.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Evacuação "NUEVA GLORIA" 09AGO2011

O helicóptero descolou da Base Aérea Nº6 (BA6), Montijo, pelas 17h20, com uma equipa do INEM a bordo e dirigiu-se para o local de resgate do ferido de 50 anos de idade ede nacionalidade espanhola. Com o auxílio dos elementos da embarcação, o recuperador-salvador da Força Aérea acondicionou o ferido, que se encontrava consciente, na balsa, colocando-o em segurança para ser içado para o helicóptero.
No interior recebeu os primeiros cuidados médicos da equipa do INEM, que o observou e avaliou o seu estado de saúde. Depois de efectuado um diagnóstico, o helicóptero dirigiu-se para o Aeroporto de Faro, onde aguardava uma ambulância que o transportou para a Unidade de Neurocirurgia do Hospital de Faro.
O EH-101 empenhado na missão regressou à BA6, pelas 21H25. Este meio aéreo é parte integrante do dispositivo de Busca e Salvamento, estando em alerta 24h/dia, 365 dias/ano.

sábado, 6 de agosto de 2011

Evacuação "JULIAN N" 05AGO2011



A Força Aérea realizou esta sexta-feira com sucesso a evacuação médica de um marinheiro de nacionalidade coreana que sofreu uma fractura num braço quando se encontrava a bordo de um navio mercante que navegava ao largo dos Açores.

O ferido, de 50 anos, encontrava-se a bordo do navio Julian N, com 217 metros de comprimento, de bandeira liberiana, que se encontrava a cerca de 200 quilómetros a noroeste da ilha Terceira.

Na sequência de um pedido do Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, a operação de resgate envolveu um helicóptero EH-101 MERLIN e uma aeronave C295M.

O helicóptero levantou da Base Aérea das Lajes às 18:50 horas, com uma equipa médica a bordo, tendo recuperado o tripulante ferido, que foi depois transportado para o heliporto de Angra do Heroísmo, onde aterrou às 20:45 horas.

O tripulante coreano foi depois transportado de ambulância para o Hospital de Angra do Heroísmo.