segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Evacuação de 5 tripulantes "Maria Inês"

27Fev11. Descolou às 17:55 dirigindo-se para as 10 NM ao largo da Fonte da Telha com o intuito de resgatar 5 tripulantes de uma embarcação de recreio "MARIA INÊS" que se estava a afundar.

Efectuado o salvamento, seguiu para o Montijo onde uma ambulância do centro de saúde se encontrava à espera dos náufragos.
Após se ter verifi
cado o bom estado de saúde dos elementos, estes e a tripulação dirigiram-se à Esquadra 751, onde puderam recuperar ânimo e forças.
A polícia máritima veio buscá-los e encaminhou-os para os respectivos destinos.
"PARA QUE OUTROS VIVAM"


sábado, 19 de fevereiro de 2011

Evacuação "PUFFIN" 19FEV2011



O EH 101 destacado nos Açores, efectuou hoje, 19FEV2011, uma evacuação de um tripulante do navio Mercante “PUFFIN” com sintomas de apendicite aguda. O navio com 200 metros de comprimento navegava a cerca de 528 Km a Sudeste da Ilha Terceira. A evacuação do tripulante, foi mais uma vez realizada com sucesso pela tripulação do EH 101.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Evacuação "ACERGY DISCOVERY" 16FEV2011


Hoje pelas 18:00, mais uma missão de resgate de um tripulante que sofreu amputação de dois dedos de uma mão, de um navio que se encontrava ao largo de Sines (40NM)
A recuperação do paciente, decorreu no local, com vento de 40Kias em estacionário e vaga de 10m...."Para que outros vivam"

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Evacuação "Miramar" 13FEV2011

A Força Aérea resgatou sábado à noite dois tripulantes espanhóis de uma embarcação que se estava a afundar a 20 milhas a sudoeste de Santa Maria, Açores, numa operação dificultada pelas "difíceis condições do mar", anunciou a Marinha.

Segundo a Marinha, pelas 21:20 (22:20 de Lisboa), o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC) recebeu via "S.Miguel Rádio" a informação de que o S/V Miramar, de bandeira espanhola, se estava "a afundar e os dois tripulantes tencionavam abandonar a embarcação, refugiando-se na balsa salva-vidas".

A operação de resgate dos dois náufragos "foi desencadeada de imediato", segundo um comunicado da Marinha, tendo sido empenhadas também embarcações da Capitania de Vila do Porto ( ilha de S.Maria), da Policia Marítima e meios locais.

Também o navio M/V “Cymbeline”, de bandeira da Ilha de Man, que navegava na altura a Sul de Santa Maria, divergiu para a posição do sinistro para prestar socorro aos dois tripulantes, refere ainda a Marinha.

A operação de resgate dos dois náufragos, que "estavam um pouco desidratados e assustados", ocorreu às 23:32 locais, quando o helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea avistou a balsa salva-vidas.

Os dois tripulantes foram posteriormente transportados para o Hospital de Santo Espírito, na ilha Terceira, de acordo com a marinha, que sublinha "as difíceis condições de mar em que se efetuou o salvamento, com ondas de cinco metros no local, o que dificultou a ação de recuperação da Força Aérea".

@Lusa

Noticia original

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Lançamento de 380 quilos de sementes Madeira

A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais procedeu, no passado dia 6 de fevereiro, ao lançamento de 380 quilos de sementes de 19 espécies endémicas da Região, as quais foram distribuídas, com o auxílio de um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, numa área localizada na cordilheira central da Madeira.




sábado, 5 de fevereiro de 2011

Evacuação "Energy Challenger" 05FEV2011




O alerta para a situação foi lançado pelas 19h15 de sexta-feira, e recebido no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada.

Um tripulante russo de 59 anos do cargueiro ‘Energy Challenger’ tinha caído e batido com a cabeça. Além de uma fractura numa perna, a vítima mostrava dificuldades em movimentar as mãos.

Por o navio se encontrar, na altura, a 989 quilómetros a Norte da ilha Terceira, foi pedido à tripulação que o aproximasse mais a terra para permitir a intervenção de um helicóptero Merlin 101.

O mau tempo que se fazia sentir levou a que pelas 06h15 de hoje descolasse da Base Aérea de Beja um avião P-3, com o intuito de encaminhar o Merlin para a zona de salvamento.

O helicóptero tinha na altura duas evacuações médicas para fazer, pelo que só descolou da base das Lajes, na Terceira, pelas 08h55.

A chegada às imediações do cargueiro ocorreu pelas 11h15, no meio de fortes ventos e chuvas, e vagas entre seis e oito metros.

Foi possível, ainda assim, resgatar o ferido, que foi levado para a base das Lajes e, depois, evacuado num helicóptero Puma para o Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, onde deu entrada pelas 15h35.

Noticia original

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Evacuação "LEOPOLD I " 31-01-2011

Efectuou hoje uma evacuação médica de um tripulante da fragata belga "Leopold I".
Ainda durante o dia de hoje foi prestado apoio à embarcação "Desterrados" que se encontrava num estado débil de navegação ao largo do cabo da Roca. Não tendo sido necessário recuperar os seus 8 ocupantes.