quarta-feira, 28 de julho de 2010
Saiu para treino...e foi real...27JUL2010
O alerta de busca e salvamento da Esquadra 751 foi activado hoje pelas 14:25. Uma aeronave EH-101 Merlin, já presente na zona de operações, foi informada do iminente afundamento de uma embarcação de recreio de nome “Miss Matilde” a sensivelmente 14 milhas náuticas do Cabo Espichel. Foi resgatado com sucesso o único tripulante da tripulação.
Mais um dia em que a Esquadra 751 voou “Para que outros vivam…”
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sábado, 24 de julho de 2010
quinta-feira, 22 de julho de 2010
quarta-feira, 21 de julho de 2010
sábado, 17 de julho de 2010
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Recuperações Operacionais Nocturnas/ nigth sea rescue EH101
Mais uma amostra do nosso trabalho
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sábado, 10 de julho de 2010
Helicópteros 'EH-101 Merlin' já atingiram as 10 000 horas de voo em cinco anos.
As tripulações dos helicópteros EH-101 Merlin da Força Aérea estão a treinar o uso de óculos de visão nocturna nas suas missões, o que permitirá ao ramo dar novo salto qualitativo nas operações de busca e salvamento no alto mar.
"Essa valência trará por certo, a curto prazo, uma evolução profunda nos resultados reais em missões de busca e salvamento nocturnas (...) e poderá revolucionar a maneira como futuras operações se irão desenrolar", afirmou o comandante da base aérea do Montijo, coronel João Alves.
O militar intervinha na cerimónia comemorativa das 10 000 horas de voo já cumpridas pelos helicópteros Merlin - assinaladas também pelo agradecimento, de viva voz, feito por quatro pescadores do continente que foram salvos, em 2006, por um EH-101 a 200 quilómetros de Porto Santo.
O chefe do Estado-Maior da Força Aérea, considerado "o pai" dos EH-101 (liderou o grupo de trabalho que acompanhou a evolução do programa na primeira metade dos anos 2000), disse aos jornalistas que espera ter "sete a oito" helicópteros operacionais até ao final do ano, permitindo recolocar dois aparelhos nos Açores.
Segundo o general Luís Araújo, só nessa altura será feita uma avaliação final sobre a capacidade de garantir a manutenção dos Merlin naquele arquipélago, podendo assim abater em definitivo os velhos helicópteros Puma que ainda ali operam. Recorde-se que estes helis foram reactivados em Março de 2009, face à incapacidade do fabricante em fornecer peças e sobressalentes em número suficiente para manter a operacionalidade daquela frota.