quarta-feira, 28 de julho de 2010

Saiu para treino...e foi real...27JUL2010


O alerta de busca e salvamento da Esquadra 751 foi activado hoje pelas 14:25. Uma aeronave EH-101 Merlin, já presente na zona de operações, foi informada do iminente afundamento de uma embarcação de recreio de nome “Miss Matilde” a sensivelmente 14 milhas náuticas do Cabo Espichel. Foi resgatado com sucesso o único tripulante da tripulação.
Mais um dia em que a Esquadra 751 voou “Para que outros vivam…”

Made in 751 Facebook

sábado, 10 de julho de 2010

FAP evolui nos salvamentos à noite

por MANUEL CARLOS FREIRE

FAP evolui nos salvamentos à noite

Helicópteros 'EH-101 Merlin' já atingiram as 10 000 horas de voo em cinco anos.

As tripulações dos helicópteros EH-101 Merlin da Força Aérea estão a treinar o uso de óculos de visão nocturna nas suas missões, o que permitirá ao ramo dar novo salto qualitativo nas operações de busca e salvamento no alto mar.

"Essa valência trará por certo, a curto prazo, uma evolução profunda nos resultados reais em missões de busca e salvamento nocturnas (...) e poderá revolucionar a maneira como futuras operações se irão desenrolar", afirmou o comandante da base aérea do Montijo, coronel João Alves.

O militar intervinha na cerimónia comemorativa das 10 000 horas de voo já cumpridas pelos helicópteros Merlin - assinaladas também pelo agradecimento, de viva voz, feito por quatro pescadores do continente que foram salvos, em 2006, por um EH-101 a 200 quilómetros de Porto Santo.

O chefe do Estado-Maior da Força Aérea, considerado "o pai" dos EH-101 (liderou o grupo de trabalho que acompanhou a evolução do programa na primeira metade dos anos 2000), disse aos jornalistas que espera ter "sete a oito" helicópteros operacionais até ao final do ano, permitindo recolocar dois aparelhos nos Açores.

Segundo o general Luís Araújo, só nessa altura será feita uma avaliação final sobre a capacidade de garantir a manutenção dos Merlin naquele arquipélago, podendo assim abater em definitivo os velhos helicópteros Puma que ainda ali operam. Recorde-se que estes helis foram reactivados em Março de 2009, face à incapacidade do fabricante em fornecer peças e sobressalentes em número suficiente para manter a operacionalidade daquela frota.

Noticia original

terça-feira, 6 de julho de 2010

Transporte da Imagem Peregrina 6MAR2010

Chegada da Imagem Peregrina vinda do Porto Santo no Helicóptero da Força Aérea Portuguea.
fotos de Paulo Olim Madeira Spotters
Recepção Frente Mar - Maiata de Baixo- Porto da Cruz
Pouso do Merlin num heliporto improvisado

Desligaram o rotor principal de cinco pás para o desembarque da Imagem Peregrina
Descolagem

Rumo ao Porto Santo