domingo, 28 de fevereiro de 2010

OPS 2009



Portugueses de Valor!


Do Global de 31JAN :
Estão sempre a choramingar, por causa do trabalho que têem? Eis uma história em que qualquer um dos intervenientes é um Herói, e cá para mim, um "simples" Pescador vale mais que toda a mer... que ladra na Assembleia da República:



O naufrágio do pesqueiro português Luís Fortunato, ontem, por volta das 3.30 horas, 300 quilómetros ao largo da Figueira da Foz, com nove pescadores abordo deveu-se a um rombo no casco.
Os tripulantes são oriundos das Caxinas, Vila do Conde, e encontravam-se à pesca do espadarte.
O tenente-coronel António Moldão, piloto do segundo helicóptero de resgate, explicou que devido a uma onda “a embarcação ficou suspensa no ar e ao impactar na superfície da água, abriu um rombo no casco”. A tripulação desceu ao porão, avaliou os danos e pediu socorro.
Os pescadores encontram- se bem de saúde e já estão de regresso a casa, depois de terem passado pela Base Aérea do Montijo, para onde foram levados pelas equipas de salvamento.
A Força Aérea resgatou dois pescadores, utilizando um dos novos helicópteros EH-101 Merlin. Os restantes sete tripulantes foram recolhidos por um cargueiro japonês, acabando por ser resgatados por um segundo helicóptero da Esquadra 751 proveniente da Base Aérea 6, no Montijo.
O presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, José Festas, que se deslocou até ao Montijo, disse que “a situação exemplar de segurança” da embarcação que naufragou foi determinante para o salvamento dos nove tripulantes.
José Festas sublinhou que “a embarcação estava muito bem equipada em termos de segurança”e que “o facto de existirem duas balsas foi determinante para que tudo tivesse corrido bem”, destacando ainda a importância da celeridade da missão de resgate.
Depois de tomarem banho e trocarem de roupa, almoçaram na messe da base e voltaram a casa ainda ontem, num autocarro da Câmara do Montijo, numa operação coordenada com a Câmara de Vila do Conde.




Helicóptero EH 101 - Merlin da Base Aérea do Montijo
Força Aérea evacua feridos nos arquipélagos dos Açores e Madeira

Força Aérea evacua feridos nos arquipélagos dos Açores e Madeira "

Os primeiros dias do ano de 2010 colocaram à prova a capacidade de resposta da Força Aérea Portuguesa no apoio às populações.

No dia 1 de Janeiro um helicóptero EH 101 - Merlin - da Base Aérea do Montijo resgatou de um navio mercante próximo à costa de Portugal Continental, um tripulante ferido num olho durante a faina (Press Release 01/10).
Já no dia 3 de Janeiro, foi nos arquipélagos dos Açores e da Madeira que os helicópteros da Força Aérea foram chamados para o transporte de feridos.

Na Madeira, a primeira operação ocorreu às 04H30 da madrugada, tendo o helicóptero EH101 destacado na Ilha de Porto Santo, transportado para o Funchal um doente com um AVC.

Oito horas depois, às 12H30 o mesmo helicóptero transportou para o Funchal um doente diabético, que necessitava urgentemente de assistência hospitalar.

Nos Açores, foi necessário activar um helicóptero SA330 - Puma - para recuperar um tripulante de um navio mercante, a fim de o transportar para o Hospital de Angra do Heroísmo. O marinheiro, de nacionalidade polaca, navegava a bordo do navio carregueiro "CAP PRESTON" quando, durante a faina, se feriu num membro superior com deslocação do ombro. O "CAP PRESTON" navegava a cerca de 300 quilómetros a Sul da Ilha Terceira (Base das Lajes), tendo o Puma descolado às 14H30 e aterrado às 17H30 no heliporto do Hospital de Angra do Heroísmo (horas de Lisboa).

Nos acasos acima descritos, para além do transporte aéreo urgente, os feridos foram assistidos a bordo das aeronaves por militares do serviço de saúde da Força Aérea, contribuindo para o lema das esquadras de helicópteros de Busca e Salvamento "Para que outros vivam".

Ver noticia original

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Para Que Outros Vivam

Para Que Outros Vivam



Foi uma semana inteira nas Lajes junto a quem tem muito amor à camisola. Esta é uma reportagem realizada depois duma semana junto aos membros da esquadra 751 nos Açores. Uma semana de muitas evacuações sanitárias e muito boa disposição. Uma das reportagens mais divertidas junto de quem adora realmente a missão para a qual foi eleito. João Félix Pereira, mais uma vez, o editor de serviço



Por Pedro Miguel Costa